Categoria: Redes Sociais
Mídia Paga e Mídia Orgânica
24/jan/2019
A mídia orgânica, de forma simplificada, é a mídia não paga. Ela geralmente é conquistada por meio de estratégias de SEO, que consiste na oferta de conteúdo relevante com objetivo de atrair consumidores, conduzi-los da melhor forma ao longo do processo de compra e fidelizá-los.
O conteúdo empresarial veiculado em canais digitais oficiais, como blog posts, ou matérias que citem a organização na imprensa tradicional, desde que distribuídos de forma gratuita, são exemplos de mídia orgânica.
Resumidamente, o espaço e a mídia são conquistados, não comprados.
Com base no que foi dito, conclui-se que a escolha entre mídia paga ou orgânica depende dos objetivos e dos recursos que a empresa dispõe. O ideal, no entanto, é apostar em ambas as estratégias, reforçando uma delas, caso seja vantajosa. A mídia orgânica é a base sólida, enquanto a mídia paga é o voo alto e ousado.
A Ludika Digital sempre esgota inicialmente as possibilidade da mídia orgânica, para depois investir em mídia paga, podendo variar dependendo da estratégia.
Vantagens de midia paga:
- Aumento de visibilidade
- Formatos variáveis
- Flexibilidade nos investimentos
Vantagens da mídia orgânica
- Uma das vantagens da mídia orgânica é a credibilidade. Como o espaço ou a visibilidade são conquistados, pressupõem-se que o conteúdo — e a empresa que o gerou — têm qualidade, o que gera confiabilidade.
- O resultado? Consumidores enxergam a marca como referência no assunto, é criada uma autoridade e, assim, cresce o sentimento de segurança por parte dos clientes potenciais.
- E, não menos importantes, são os resultados a longo prazo: a mídia orgânica tem um retorno um pouco mais lento do que a mídia paga, mas ele tende a ser mais sólido e duradouro.